segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conecte-se - Parte 01



Hey garotada, vamos falar mais um pouco sobre Record e Globo!!! Hehehe...Brincaderinha.

Hoje vou começar uma seção de 2 posts, com algumas partes de uma reportagem que saiu na revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Nº 246 - Julho de 2009".

Se você gosta de internet, como eu, vai gostar destas dicas, que servem tanto para quem é desenvolvedor de sites como para quem é dono de seu próprio negócio e acha que esse assunto de internet é conversa para boi dormir!

Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca, estreita o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders e impulsiona as vendas. Com a cultura empresarila cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet e saber utilizar as redes sociais torna-se a cada dia mais importante. Pequenas Empresa & Grandes Negócios reuniu 50 dicas para você desenvolver o site dos seus sonhos.

1- Delineie uma estratégia:

Uma das dicas para ter um bom site está na ponta da língua de todos os especialistas: saiba exatamente o que você espera dele. "Muitas vezes as empresas querem tudo, e isso não é possível", diz Raquel Horta, da Mapa Digital. Se a intenção da empresa for vender pela rede, o site deve ser desenhado de uma maneira; se a ideia for apenas divulgação, de outra. "O empreendedor deve focar no objetivo real do projeto para só então definir recursos e funcionalidades", afirma Alexandre Nucci Soncini, diretor da agência especializada WX7.

2- Analise a concorrência:

Se você está montando seu primeiro site, é interessante observar quais são as páginas e os recursos utilizados pelos seus concorrentes. "Não deixe de buscar referências no setor", diz Raquel Horta, da Mapa Digital.

3- Estude o público:

Invista em pesquisas para saber o que seu público quer ver em um site. Caso a empresa não possua recursos para contratar uma agência de pesquisa, a ferramenta Google Analytics é uma boa alternativa para identificar o perfil dos seus consumidores. "É importante saber quem acessa seu site", explica Raquel Horta. A fabricante de preservativos Blowtex, por exemplo, identificou um desejo entre os internautas de ter mais do que informações sobre seus produtos e resolveu criar uma área com dicas de baladas e shows. Hoje, essa é uma das seções do site com mais acessos, segundo Marcos Martinez, diretor da empresa.

4- Defina quem vai desenvolver o site:

Com o avanço da tecnologia, ferramentas de criação de sites estão à disposição dos usuários nos grandes portais por preços a partir de R$ 15 por mês. Os recursos são mais limitados do que quando se recorre a uma agência. Neste caso gasta-se no mínimo R$ 4 mil - dependendo do projeto o custo pode chegar a R$ 50 mil, segundo Darcy Barbará Filho, da WT11.

5- Investigue as agências:

Existem diversas formas de desenvolver um site, mas, se optar por uma agência, o ideal é averiguar sua infraestrutura e recursos. "Precisamos de uma empresa que ofereça forte suporte e equipe para a tender à nossa demanda de atualização", diz Thiago Chan, anlista de marketing da fabricante de automóveis Troller. Regina Rezende, da representante de consórcios Rezende Santos, afirma que é fundamental avaliar os trabalhos anteriores da agência, além de checar com clientes como elas funcionam.


6- Não abandone o site:

Se você não pode contar com uma agência para abastecer seu site, vá com calma na hora de colocar recursos que exijam atualização. “O tamanho do seu site tem que ser proporcional ao seu tempo para agenciá-lo”, alerta Alexandre Nucci Soncini, diretor da WX7. Um site com diversas áreas e conteúdos desatualizado afasta os usuários e acaba com a credibilidade da empresa.
7- Não saia da estrutura padrão:

Apesar de relativamente jovem, a internet já criou padrões universais. Uma barra de canais e áreas do site na vertical à esquerda ou na parta superior horizontal da tela são comuns no Brasil. Inventar estruturas muito sofisticadas e inovadoras pode ser pouco funcional. “Se revolucionar, muita gente não vai saber mexer”, diz Darcy Barbará, da WT11.
8- Torne a navegação rotativa:
Ao acessar a página da fabricante de doces La Passione, os clientes encontram, além das opções de produtos, um link para agendar uma degustação ou entrar em contato com os proprietários. Esses links não ficam restritos à página inicial. De qualquer ponto do site os consumidores podem mandar mensagens á equipe da La Passione. “ O ideal é que o site não tenha fim. Que cada seção tenha um link para a próxima e para fazer contato com a empresa”, explica Soncini, da agência WX7. Segundo o empresário, isso também faz com que o tempo de retenção dos usuários no site aumente consideravelmente.
9- Diferencie-se no conteúdo:
Inovação é fundamental para se destacar entre milhões de páginas que surgem todos os dias. “Todo mundo está na web. É preciso fazer com que o público-alvo se identifique com seu site”, diz Pablo Caldas, da agência Full Hauss. No caso da fabricante de preservativos Blowtex, além dos produtos e dos dados institucionais, a empresa disponibiliza uma série de informações relacionadas a temas de interesse do seu público, como dicas de sedução e de motéis.
10- Saiba usar informações institucionais:
Se o intuito é vender pela rede, a parte institucional deve ser enxuta. “Mas se o objetivo for apenas apresentar o negócio essa seção pode ser recheada de informações. Principalmente se a empresa prestar serviços e os clientes tiverem necessidade de entrarem em contato com seus profissionais”, diz Raquel Horta, da Mapa Digital. Segundo Juliana Constantino, diretora da agência Click, um erro corriqueiro é tentar reproduzir a estrutura hierárquica da companhia na internet. “O consumidor não precisa saber sobre o departamento jurídico ou de contabilidade”, exemplifica.
Reportagem realizada pela revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Nº246 - Julho 2009".

Continua...

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